Ministério do Esporte assina convênio com a UNESP

Rio 2016 terá apoio da UNESP / Foto: DivulgaçãoBrasília - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, assinou com o vice-reitor no exercício da Reitoria da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), professor doutor Julio Cezar Durigan, termo de colaboração entre o Ministério do Esporte e aquela universidade. O acordo contempla projetos na área de preparação e execução dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O estreitamento das parcerias com as universidades foi apontado pelo ministro como passo fundamental no processo de instituição de uma Política Nacional de Esportes que garanta permanência e maior abrangência aos programas existentemente hoje.

"Precisamos acelerar a criação da Política Nacional de Esportes, que defina metas claras e estabeleça as atribuições de cada nível de poder: federal, estaduais e municipais, além de metas para clubes e atletas. Programas podem ser alterados em função das directrizes de cada gestor. Uma política aprovada pelo Congresso Nacional tem caráter permanente e vai promover o desenvolvimento que o esporte brasileiro pode alcançar nos próximos anos", disse o ministro.

O termo de cooperação prevê o desenvolvimento de 17 projetos em 12 unidades da Unesp em Presidente Prudente, Bauru, Boticatu, Registro, Rio Claro, Marília, Rosana, Araçatuba, Araraquara e Sorocaba. São projetos que vão de cursos de Acões em Fisioterapia para a Copa do Mundo, Metabolismo em Exercício e Nutrição, Metodologia de Avaliação de Gramados em Campos de Futebol até cursos de Aperfeiçoamento em Turismo e a realização de uma Copa do Mundo de Futebol de Robôs.


Execução - Durante todo o dia, o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, o chefe das Assessorias do Ministério, Luis Paulino, e os diretores Cassia Damiani e José Roberto Gnecco debateram com professores e especialistas da Unesp os próximos passos para a execução dos programas.

O professor Durigan, vice-reitor no exercício da Reitoria da UNESP, reafirmou que toda a estrutura da universidade está à disposição do ministério. Ao agradecer, Aldo Rebelo disse que é preciso intensificar o aproveitamento da infraestrutura esportiva e da experiência acadêmica das faculdades para acelerar o desenvolvimento do esporte no mesmo ritmo em que o Brasil tem crescido nos últimos tempos.

"A realização da Copa e dos Jogos Olímpicos é oportunidade única para o desenvolvimento da ciência do esporte, e as universidades são a principal fonte dos conhecimentos a serem aprofundados", afirmou o ministro.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook