Processo seletivo começa a receber mascotes para Rio 2016

Logo Rio 2016/ Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ lançou nesta segunda-feira, dia 5, o edital do processo seletivo para a escolha de uma mascote para os Jogos Olímpicos e outra para os Jogos Paralímpicos. Com papel fundamental na experiência dos espectadores, refletindo a identidade e cultura do país anfitrião, elas serão conhecidas pelo público cerca de dois anos antes dos Jogos, no segundo semestre de 2014.
 
As mascotes são um importante veículo de transmissão da mensagem do maior evento esportivo do planeta, especialmente para o público infanto-juvenil. O processo, que contará com a consultoria da empresa Anima Mundi, terá premiação final de 50 mil reais. O edital está disponível em http://www.rio2016.com/comite-organizador/bens-e-servicos.
 
“A ideia de abrir um processo seletivo é exatamente para valorizar o mercado brasileiro de animação, cinema e design e estimular a criatividade para o desenvolvimento das melhores ideias. O tema para a criação é livre. Será selecionada a melhor proposta criativa, que atenda ao público alvo, que é o infanto-juvenil”, explica a diretora de marca, Beth Lula.
 
Apenas profissionais e empresas brasileiras no páreo - Com o processo seletivo, do qual poderão participar apenas profissionais e empresas brasileiras, o Comitê espera movimentar o mercado nacional por acreditar na capacidade de criação e desenvolvimento de personagens. Profissionais liberais também poderão participar, desde que associados a alguma empresa, tais como produtoras de animação, produtoras cinematográficas, agências de design, de publicidade e estúdios de ilustração. O objetivo é que tanto a mascote olímpica quanto a mascote paralímpica estejam em linha com os pilares do Rio 2016™ e dos valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico.
 
Na primeira fase, de habilitação jurídica e técnica, as empresas deverão apresentar a documentação necessária e o portfólio. Serão selecionadas até 30 candidatas para a segunda fase, quando acontecerá a reunião de briefing para o desenvolvimento das propostas. Para a terceira fase serão selecionadas até dez propostas, que deverão passar por ajustes e aprofundamentos em um trabalho conjunto com a equipe do Rio 2016™.
 
Em seguida, serão encaminhadas para a realização de pesquisas que irão mostrar se existe sintonia e alinhamento com o briefing. Dessa forma, as propostas que chegarem à fase quatro estarão dentro do formato para que a comissão julgadora tenha acesso às melhores propostas. A escolha da vencedora será por unanimidade. Em termos comerciais, o Rio 2016™ estima que as mascotes representem cerca de 25% da venda de produtos licenciados.

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