Arthur Zanetti faz ensaio para a Olimpíada no evento-teste

O ginasta compete pela primeira vez na temporada sem pressão, para avaliar a preparação e conhecer a Arena Olímpica / Foto: Osvaldo F./Contrapé

Rio de Janeiro - Arthur Zanetti, único campeão olímpico da ginastica brasileira, estreia na temporada no evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que definirá as últimas vagas por equipe - a ginástica artística começa no sábado e vai até segunda-feira (de 16 a 18/4/2016), na Arena Olímpica do Rio. 
 
A seleção feminina busca a vaga por equipe; a masculina, já classificada, terá dois representantes no evento-teste, Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki. O Brasil está na Subdivisão 2: compete no sábado, a partir das 14h30, com as finais por aparelhos na segunda-feira. O Brasil garantiu a equipe completa da ginástica masculina numa Olimpíada, pela primeira vez na história, no Mundial de Glasgow (ESC), em 2015, com a oitava colocação. Mais ainda há vagas em disputa (mais detalhes do evento no site da FIG).
 
Para Arthur Zanetti, a competição será um ensaio para a Olimpíada. "Quero testar tudo, a estrutura e meu treinamento. Quero conhecer a área de aquecimento e de competição, e quero competir bem, mesmo que o objetivo não seja o de tirar a melhor nota do ano agora", resumiu o campeão olímpico, mundial e pan-americano nas argolas. Arthur deu detalhes sobre o que será foco de suas observações: o posicionamento dos aparelhos (especialmente das argolas), a iluminação, as entradas e saídas para os atletas, e os espaços do ginásio. "É bom não ter surpresas em agosto, quero entrar no ginásio preocupado apenas com a rotina normal de qualquer competição."
 
Arthur Zanetti explicou que, embora exista pressão pelo fato de ser ano olímpico e o Brasil ser a sede dos Jogos, ele trabalha com o técnico Marcos Goto como sempre fez, de olho na competição mais importante da temporada. "Todos os anos fixamos um objetivo e dessa vez o foco total é na Olimpíada." Diferentemente de 2015, quando treinou no Rio com a seleção brasileira, a preparação está sendo feita na SERC/Agith/Santa Maria, seu clube na cidade de São Caetano do Sul (SP). Arthur optou por ficar "em casa", perto da família e dos amigos, e dar continuidade aos estudos - já formado em Educação Física, agora cursa licenciatura na Universidade de São Caetano do Sul (USCS). "Quando terminar, já posso dar aulas de Educação Física".
 
Arthur confirmou que vai apresentar, na Arena Olímpica, a mesma série de 2015, com nota de partida 6.8. "Vou fazer o meu melhor como sempre faço nas competições, mas o foco é testar tudo." Acrescentou que não dá para considerar essa competição como se fosse a Olimpíada porque apenas parte dos adversários vão participar.
 
Ensaio no capricho para a Olimpíada - "O evento-teste, como o próprio nome já diz, será mesmo um teste para nós. Vamos testar toda a aparelhagem que vai ser usada na Olimpíada, a iluminação, o espaço interior do ginásio - que é muito grande -, a altura do ginásio de competição, que tem uma dimensão diferente do nosso ginásio de treino... Tudo muda. Nem vamos testar a série porque vai ser a mesma, mas vamos sim fazer um ensaio para a Olimpíada", ressalta o técnico Marcos Goto. "Queremos fazer uma competição boa, tirar uma boa nota e deixar uma boa impressão, até mesmo porque o evento-teste terá os mesmos árbitros que vão arbitrar na Olimpíada", completa. 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook