Seleção Feminina se aproxima da disputa por uma vaga no Rio 2016

Brasil irá em busca da classificação para a equipe completa, neste fim de semana / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Para a Seleção de Ginástica Artística Feminina, está chegando o momento em que a mente e o coração precisam, mais do que nunca, estar fortes e em sintonia.
 
No próximo domingo (17), o Brasil terá a última chance de colocar a equipe completa nos Jogos Olímpicos do Rio, durante o evento-teste, que será realizado também em solo carioca. A tarefa não é fácil, já que ao lado do Brasil, outras grandes Seleções também buscam a vaga, mas se depender de preparação, concentração e vontade, as brasileiras podem se considerar dentro. 
 
Desde o término do Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro, a dedicação de todo o grupo foi total. Lá, as brasileiras ficaram bem perto da classificação, tendo terminado em nono lugar, com uma pontuação muito próxima das holandesas, oitavas colocadas. Mas, apesar de não atingir o objetivo principal, elas não desanimaram e seguiram trabalhando forte para o evento-teste. Foram dias e dias de treinamento em dois períodos, cuidados com alimentação e na prevenção de lesões, para que estivessem na melhor forma quando chegasse o momento decisivo. 
 
Na competição, o Brasil irá contar com Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Milena Theodoro e Rebeca Andrade. A coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina, Georgette Vidor, conta que a equipe titular será definida somente um dia antes da competição. "Vamos definir a ginasta que será reserva no último momento. Depende também do que elas irão fazer no treinamento de pódio", explicou. 
 
Georgette aponta o equilíbrio da competição, mas garante que o Brasil está preparado. "Fizemos uma preparação muito boa. Existe uma certa ansiedade, que é natural, mas treinamos bem", contou. "Temos que estar confiantes, mas só vamos poder estar tranquilas no último aparelho, no último momento. Temos que passar bem pela nossa competição. Se conseguirmos isso, ficamos em uma posição mais tranquila. Teremos aqui grandes Seleções, que já estiveram com uma equipe completa nas Olimpíadas. Mas, as meninas estão preparadas", acrescentou. 
 
Serão oito equipes participantes e quatro delas garantem a classificação. Além do Brasil, no feminino o evento-teste terá a presença da Alemanha, Austrália, Bélgica, Coreia do Sul, França, Romênia e Suíça. As brasileiras irão se apresentar na segunda subdivisão, a partir das 13h. Na segunda-feira (18) será realizada a final por aparelhos masculina e feminina. 
 
Uma das integrantes da equipe, Flávia Saraiva, conta que a dedicação de todas tem sido muito grande. "Eu estou treinando bastante para ajudar a equipe a se classificar para os Jogos Olímpicos. Todas as meninas estão se esforçando para essa competição e espero que todas possam fazer o melhor. Acredito que vai dar tudo certo. Competir em casa será ótimo", disse referindo-se também ao apoio da torcida presente, já que a competição de ginástica será aberta ao público. 
 
Caso não se classifique, o País tem direito a colocar uma ginasta nos Jogos Olímpicos. No masculino, como o Brasil já tem a vaga por equipe assegurada, irão competir somente Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki.
 
Programação:
 
Sábado (16)
 
10h30 - 13h - Competição 1- Por Equipe - masculina - Subdivisão 1 (Equipes: GER, CAN; Individuais: COL, JPN, GBR, AZE, LTU, POR, ARM, AUS, GRE, HKG, ARG, SUI, CRC, CRO) 
 
14h30 - 17h - Competição 1- Por Equipe - masculina - Subdivisão 2 (Equipes: ROU, ESP, FRA; Individuais: TPE, HUN, BEL, USA, UZB, RSA, CZE, ALG, KOR, PUR, BRA) 
 
18h30 - 21h - Competição 1- Por Equipe - masculina - Subdivisão 3 (Equipes: UKR, NED, BLR; Individuais: MEX, CHI, IRL, TUR, ITA, NOR, CYP, NZL, VIE, CHN, JAM, ISR, CUB, FIN) 
 
21h - 21h15 - Cerimônia de Premiação por Equipes Masculina 
 
Domingo (17)
 
9h30 - 11h30 - Competição 1- Por Equipe - feminina - Subdivisão 1 (Equipes: AUS, ROU; Individuais: HUN, CHN, POL, CRO, COL, IND, JPN, BLR) 
 
13h - 15h - Competição 1- Por Equipe - feminina - Subdivisão 2 (Equipes: BRA, SUI; Individuais: AZE, SVK, UKR, MAS, VEN, ARG, ARM, GRE, BED, GBR, UZB) 
 
16h30 - 18h30 - Competição 1- Por Equipe - feminina - Subdivisão 3 (Equipes: GER, KOR; Individuais: ESP, SWE, CUB, TTO, NZL, PER, POR, GUA, CHI, VIE) 
 
20h - 22h - Competição 1- Por Equipe - feminina - Subdivisão 4 (Equipes: BEL, FRA; Individuais: CAN, SLO, IRL, ALG, JAM, ISL, MEX, ITA, AUT, TUR) 
 
22h - 22h15 - Cerimônia de Premiação por Equipes Feminina 
 
Segunda-feira (18)
 
13h10 - 14h10 - Competição 3 - Final por Aparelhos - Homens - Solo, Mulheres - Salto 
 
14h10 - 14h25 - Cerimônia de Premiação 
 
14h25 - 15h25 - Competição 3 - Final por Aparelhos - Homens - Cavalo com Alças, Mulheres - Barras assimétricas 
 
15h25 - 15h40 - Cerimônia de Premiação 
 
17h10 - 17h40 - Competição 3 - Final por Aparelhos - Homens - Argolas 
 
17h40 - 17h50 - Cerimônia de Premiação 
 
18h - 18h30 - Competição 3 - Final por Aparelhos - Homens - Salto 
 
18h30 - 18h40 - Cerimônia de Premiação 
 
18h40 - 19h10 - Competição 3 - Final por Aparelhos - Mulheres - Trave de Equilibrio 
 
19h10 - 19h20 - Cerimônia de Premiação 
 
20h30 - 22h - Competição 3 - Final por Aparelhos - Homens- Barras Paralelas e Barra Fixa, Mulheres - Solo 
 
22h - 22h20 - Cerimônia de Premiação
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook