Seleção de Ginástica Rítmica mira Rio 2016 com novas séries

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

São Paulo - A Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica passou por um momento importantíssimo na reta final de 2015: a criação das novas coreografias, que serão apresentadas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para contribuir nesse processo que pode fazer toda a diferença, o grupo contou com uma contribuição de peso da técnica campeã mundial com o conjunto em 2014 e vice em 2015, Ina Ananieva, da Bulgária, uma das maiores escolas da modalidade. Os resultados foram duas coreografias empolgantes e cheias de 'brasilidade', que serão colocadas em prática no Centro Nacional de Treinamento, em Aracaju (SE).
 
"Posso afirmar que as coreografias foram montadas com muito amor, tanto da nossa parte quanto da Ina. Todas gostaram bastante e não vemos a hora de mostrá-las para a torcida", comemorou a treinadora chefe, Camila Ferezin.
 
Com as séries montadas, os treinos serão cada vez mais ‘puxados’ até agosto de 2016, especialmente em uma modalidade na qual as atletas precisam estar próximas da perfeição, em harmonia e totalmente sincronizadas dentro de quadra. Na de fitas, a novidade ficará por conta da música 'Aquarela do Brasil', que será cantada por Ivete Sangalo. Na de arco e maças, um mix de músicas brasileiras, com destaque para `Tico-Tico no Fubá e Brasileirinho'.
 
Camila, no comando da equipe desde 2011, está bastante empolgada com as coreografias, que segundo ela não poderiam ter começado melhor. "A Ina ganhou o nosso coração. Ela elogiou as ginastas, disse que são muito talentosas e disciplinadas. Ela tem um jeito de trabalhar parecido com o nosso e nos acrescentou novos conhecimentos. Foram dias de trabalho e de aprendizado", destacou.
 
A experiência foi válida dentro e fora do tablado. Além de auxiliar nas coreografias, Ina e Camila fizeram uma grande parceria e trocaram experiências sobre vários assuntos do dia a dia das atletas. "A Ina é uma pessoa bem acessível e conseguimos trocar informações sobre as ginastas, treinamentos, planejamento e até sobre suplementação, o que é fundamental na rotina dos esportistas de alto rendimento. Criamos um bom relacionamento e uma amizade que vai além do ginásio. Com certeza, iremos colher ainda mais frutos desse trabalho em conjunto nos Jogos Olímpicos. A vinda dela foi proporcionada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e será um grande diferencial para nós", encerrou a treinadora.
 
As ginastas estão nas cidades de origem para as festas de fim de ano e se reapresentam em Aracaju (SE) no dia 7 de janeiro. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook