Brasil fecha Pan-Americano de Wrestling com sete medalhas

David Moreira leva prata no último dia do torneio e coloca Brasil no pódio do estilo livre após seis anos / Foto: Mayara Ananias

Bahia - A equipe brasileira encerrou neste domingo (7/5) sua participação no Pan-americano de Wrestling 2017, disputado em Lauro de Freitas (BA) com mais uma medalha de prata.
 
David Moreira conquistou a medalha na categoria até 61kg. O Brasil não subia ao pódio no estilo livre masculino desde 2011, quando Antoine Jaoude ficou com o bronze na edição realizada em Rio Negro (COL). No total, 213 atletas de 22 diferentes países participaram do torneio continental.
 
O segundo lugar de David foi sétima medalha do país no Pan 2017. Antes, no estilo greco-romano, Ângelo Moreira  e Davi Albino levaram bronze, até 75kg e até 98kg, respectivamente. Já no wrestling feminino, Aline Silva até 75kg e Dailane Gomes até 69kg ficaram com a prata, enquanto Caroline Soares garantiu o bronze até 48kg. David fez questão de dedicar a medalha ao Amazonas, seu estado Natal.
 
“É muito gratificante representar o Brasil e também meu estado do Amazonas. Ainda mais em um torneio como este com campeões olímpicos e medalhistas em Jogos Pan-americanos mostra como o esporte vem evoluindo. Gostaria de agradecer ao eu treinador Dagoberto Arbolaez, aos meu companheiros de treino e a todos que torceram por mim. Ruma a Tóquio” comemorou David Moreira, de apenas 19 anos, e fruto do forte trabalho realizado em Manaus.
 
Em sua luta de estreia, Davi venceu por 14 a 8, o chileno Yerson Buitrago. Já na semifinal, David bateu o dominicano Tommy Sanchez por 19 a 15. Na final, o brasileiro acabou superado por superioridade técnica (10 a 0) pelo cubano Dabian Quintana. Lincoln Messias até 70kg e Felipe Oliveira até 97kg ficaram com quinta colocação. Os atletas brasileiros se preparam agora para o Campeonato Mundial, em agosto, Paris, capital da França, principal torneio do segundo semestre. 
 
Outro destaque do dia foi o norte-americano Kyle Snyder, campeão olímpico, mundial, dos Jogos Pan-americanos e agora do Pan-americano. Snyder não levou sofreu nenhum ponto e venceu as três lutas que disputou por superioridade técnica (10 a 0). A primeira contra o brasileiro Felipe Oliveira, a segunda contra o canadense Nishan Randhawa e a final contra o dominicano Luiz Peres Sosa.
 
“A competição estava bem disputada e cada vez mais importante. Agora, cada medalha soma ponto para o ranking do Campeonato Mundial. É a terceira vez que venho ao Brasil e foram três conquistas de ouro, é sempre especial lutar aqui”, explicou o norte-americano, ouro na Copa Brasil Internacional de Contagem  em 2015 e, primeiro lugar nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
 
Beach Wrestling fecha evento nesta segunda-feira - Nesta segunda-feira (8/5), o Pan-americano de Beach Wrestling encerra os quatro dias de competições. O torneio acontece na Praia Stella Maris, altura da barraca do Lôro,às 10h. Cada país pode inscrever no máximo três atletas por categoria. Nomes como Davi Albino e Caroline Soares, medalhistas nos tapetes, também participam da versão das areias, disputada em round único de três minutos.
 
Confira a lista dos atletas brasileiros.
Feminino
Até 60kg – Caroline Soares, Kamila Barbosa e Amanda Santos
Até 70kg – Camila Fama, Fabiana Alcântara e Elaine Albuquerque
Até 70kg – Keila Calaça, Munique Calazans e Brenda Santos
 
Masculino
Até 70kg – Carlos Murta, Filipe Esteves e Eric Jesus
Até 80kg – Marcus Vinicius Calazans
Até 90kg – Felipe Camilo e Vitor Hugo dos Santos
Acima de 90kg – Davi Albino, Jonas da Silva e Yehudi França
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook