Estilo greco-romano garante mais uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos

Classificação foi garantida por Antoine Jaoude, na categoria até 130kg, durante o Pré-Olímpico das Américas / Foto: Divulgação

EUA - A equipe brasileira de Luta Olímpica encerrou a participação no Pré-Olímpico das Américas, em Frisco, Estados Unidos, com mais uma vaga nos Jogos ímpicos Rio 2016. Antoine Jaoude substituiu Eduard Soghomonyan na categoria até 130kg do estilo greco-romano e garantiu a classificação do país.
 
Antoine venceu por encostamento o hondurenho Randyl Martinez. Na luta que decidiu a vaga olímpica, o brasileiro saiu perdendo por 1 a 0 para o chileno Andres Ayub, mas conseguiu projetar o adversário e receber dois pontos. O córner chileno pediu o desafio, mas a tentativa foi benéfica para Antoine. Os árbitros aumentaram a pontuação da projeção de dois para quatro e ainda deram um ponto pelo erro do desafio. O brasileiro abriu 5 a 1. Quando o cronômetro apontava pouco mais de um minuto para o fim, Antoine aumentou a vantagem para 7 a 1 e garantiu o retorno do Brasil no estilo greco-romano aos Jogos Olímpicos. Na final, Antoine enfrentou o venezuelano Erwin Cabrera, que venceu por superioridade técnica (8 a 0) e ficou com a medalha de ouro.
 
Como Eduard não pôde participar do Pré-Olímpico por motivos clínicos, a Confederação Brasileira de Wrestling, em acordo com o atleta Antoine Jaoude, decidiu fazer uma seletiva entre os dois, caso Antoine conquistasse a vaga. A seletiva, ainda sem data definida, apontará qual atleta irá representar o Brasil nos Jogos.
 
Além da conquistada por Antoine, o país fecha o Pré-Olímpico de Luta Olímpica com mais quatro categorias classificadas: até 58kg, até 63kg, até 69kg e até 75kg  no estilo livre feminino, sendo a última feita por Aline Silva no Campeonato Mundial Sênior, em 2015. Até o momento são cinco brasileiros classificados.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook