Melhor treinador de taekwondo do mundo: 'Brasil estará no pódio em 2016'

Fargas tem certeza de que o Brasil estará no pódio olímpico do taekwondo em 2016 / Foto: Reprodução / SporTV

Rio de Janeiro - "Tenho certeza de que o Brasil, nos Jogos Olímpicos, vai ficar entre os dois ou três do mundo, a nivel olímpico". A frase foi dita pelo espanhol Ireno Fargas, considerado o melhor treinador de taekwondo do mundo, sobre a expectativa do país sede para a modalidade. 

Fargas está no Rio de Janeiro para palestrar na Academia Brasileira de Treinadores, um projeto criado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para capacitar técnicos de diferentes modalidades. 

O treinador pontuou, entretanto, os dois lados de se competir em casa. "Por um lado, é bom ter os Jogos Olímpicos aqui no Rio, no Brasil. Público, pessoas, motivação, mas por outro lado o fator pressão para alguns atletas não é tão bom", lembrou, em entrevista ao SporTV. 

Com 50 medalhas em mundiais e um campeonato conquistado pela Espanha, em 1983, Fargas crê que a arte marcial tem se desenvolvido velozmente no Brasil. Os resultados de Natália Falavigna, em 2005, e Edival Marques, nos Jogos da Juventude deste ano, justificariam a visão do espanhol. 

"Acho que o taekwondo do Brasil, a nível continental, está entre os dois melhores, junto com México e Estados Unidos. E mundialmente acho que pode estar entre os cinco ou seis primeiros. Acho que a Natália é a melhor atleta de taekwondo da história do Brasil", cravou. 

Natália afirmou, recentemente, que não sabe se estará disputando os Jogos de 2016, sobretudo pela dificuldade em conseguir patrocínio para arcar com seus treinamentos. Dessa vez, a atleta brasileira garantiu que não está disposta a arcar com seus gastos novamente. 

"Se vai estar ou não nos Jogos Olímpicos, isso vai ser uma decisão técnica. Mas ela é uma atleta com uma grande experiência e suponho que ela e todos gostariam que ela estivesse", concluiu. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook