Brasil começa a testar geração para Rio 2016

Etiene Medeiros no Mundial de Xangai. A brasileira foi um das atletas que já passou nas raias da também jovem competição mundial de juniores  / Foto: Satiro Sodré/AGIFLima – Os atletas que estarão no auge na ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016, salvo as exceções que sempre ocorre, estão hoje em sua maioria na faixa etária entre 15 e 17 anos, que é o alvo do Mundial Junior de Natação da FINA, que vai desta terça-feira, dia 16 de Agosto, até o domingo, dia 22, com eliminatórias começando às 11 horas e finais às 20 horas, pelo horário de Brasília.

Nesta competição o Brasil começa a provar em níveis mais altos alguns dos atletas que podem estar no bloco de partida dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. A competição no Peru conta com 60 países e cerca de 700 atletas. O nível técnico, apenas pela análise inicial das provas, deverá ser mais alto que nas edições anteriores.  

A CBDA estabeleceu para este Mundial índices mais fortes que para os times que defenderam o país no Mundial do Rio 2006 e Monterrey 2008. O grupo que está em Lima é menor (13 atletas), conta com apenas uma nadadora, mas já se mostra signficativo. "O grupo está menor porque os índices foram mais fortes. Foi uma questão de estratégia da CBDA. Todos os que estão aqui já entraram como integrantes dos 16 melhores do mundo nesta categoria. Isso é muito importante para começar uma performance rumo a 2016. Temos que começar a olhar para esta geração com mais atenção", disse um dos técnicos da equipe, Sérgio Marques.

No Mundial Junior, as provas de 50m e 100m terão semifinais, as demais passarão das eliminatórias direto para a final. O primeiro dia de provas terá Carolina Bergamaschi nos 50m peito, Henrique Handa nos 100m costas, Angelito Cassandra nos 100m peito e o time de 4x100m livre que entrará nas eliminatórias com Leonardo Alcover, Arthur Mendes Filho, Gabriel Chimizu e André Pereira. "Esta é uma fase em que estamos observando como os atletas reagem às várias situações numa competição como essa. Não quero falar em expectativas justamente por isso. É muito difícil prever, mas acho que em termos de resultados de todos os atletas inscritos, não só do Brasil, essa competição tem tudo para  ser a mais forte de todas e entrar pra história", analisou Sérgio.

Carolina disse estar concentrada e que não pensa muito nas adversárias. Para ela, ser a única representante feminina do Brasil reflete a realidade. "Para mim os 50m peito vão meio que quebrar o gelo para entrar na competição. Minha prova forte será a de 50m livre que acontece no sábado. Estou procurando me concentrar no meu desempenho porque quando costumo ficar analisando as adversárias acabo esquecendo de mim. O Brasil começou a apoiar o esporte de um modo geral com mais força há pouco tempo e acho que ser a única nadadora brasileira aqui reflete isso. A menina amadurece antes, então muitas nadadoras desistem cedo poque começam a focar em outras carreiras, mas acho que ainda vamos crescer muito e também conquistar nosso espaço", disse.

O Mundial Junior de Natação foi criado há cinco anos por sugestão do Brasil. A primeira edição aconteceu em 2006, no Rio de Janeiro, e a segunda, em 2008, na mexicana Monterrey. O Brasil tem sete medalhas na história do evento (uma de ouro, quatro de prata e duas de bronze). Muitos atletas que nela surgiram estão hoje nas seleções principais de seus países. Alguns exemplos de sucesso recente são o italiano Luca Dotto – medalha de prata nos 50m livre do Mundial de Xangai – que foi campeão dos 100m livre e prata nos 50m livre do Mundial de Monterrey – e a francesa Camille Muffat – bronze em Xangai nos 200m livre e ganhadora de uma medalha de ouro (4x100m livre) e duas de bronze (50m e 100m livre) no Mundial Júnior de 2006.

No time brasileiro que participou do último Mundial dos Esportes Aquáticos da China, muita gente boa passou nas raias da também jovem competição mundial de juniores. Ana Marcela Cunha, Etiene Medeiros, Daynara de Paula, João de Lucca, Marcos Macedo e Henrique Rodrigues já representaram o país em edições anteriores.


MUNDIAL JUNIOR DE NATAÇÃO – MEDALHAS DO BRASIL

OURO
Rio 2006 – Leonardo Guedes – 50m costas

PRATA
Rio 2006 – Leonardo Guedes – 100m costas
Rio 2006 – Cândido Silva Júnior – 50m borboleta
Rio 2006 – Alan Silva, João de Lucca, José Rezende Neto e Marcelo Monteiro – 4x200m livre
Monterrey 2008 – Etiene Medeiros – 50m borboleta

BRONZE
Rio 2006 – Leonardo Guedes, Maurici Pereira Filho, Frederico Castro e Alan Silva – 4x100m medley
Monterrey 2008 – Marcos Macedo, João de Lucca, Renner Lima e Henrique Rodrigues – 4x100m livre

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook