Larissa e Talita em contagem regressiva nos Jogos Rio 2016

Dupla brasileira do vôlei de praia elogia a Arena montada em Copacabana / Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

Rio de Janeiro - A dupla Larissa/Talita, que inicia sua trajetória nos Jogos Olímpicos contra as russas Ukolova/Birlova, já está em contagem regressiva para a estreia no próximo domingo, dia 7, às 10h.
 
Bicampeãs brasileiras e campeãs do World Tour Finals 2015 (EUA), elas fizeram nesta terça-feira, dia 2, pela manhã, o treino técnico de reconhecimento na quadra principal da Arena de Copacabana, local das disputas. À tarde, voltaram a treinar no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca, onde atenderam a imprensa.
 
“A Arena está sensacional. Na hora em que cheguei lá várias coisas passaram pela minha cabeça. Pensei em quantas pessoas gostariam de estar ali no meu lugar. O quanto é incrível poder ser uma vencedora no esporte e estar nesse palco, nessa Arena, no Rio de Janeiro, onde as pessoas amam o voleibol”, disse Larissa, de 34 anos, medalhista de bronze nos Jogos Londres 2012, ao lado de Juliana.
 
Desde a sua formação, em julho de 2014, a dupla conquistou 26 títulos, sendo 213 vitórias em 232 jogos, segundo dados da Confederação Brasileira de Voleibol. Um aproveitamento que a credencia como uma das favoritas ao ouro olímpico. No último torneio que disputaram, no início de julho, Larissa e Talita venceram o Major Series de Gstaad, na Suíça, ao superarem as norte-americanas Kerri Walsh e April Ross por 2 sets a 0.
 
“Nos Jogos Olímpicos, o nosso grupo está bom, nem tão forte nem tão fraco. Tem as russas, depois Estados Unidos, que sempre têm bons times, e a Polônia, que sabe jogar, tem ginga, meninas habilidosas. Olimpíada é jogo a jogo, passo a passo. Vamos ter que estar ligadas, focadas. O nosso objetivo é chegar à final olímpica. Espero muito que a gente tenha dois times do Brasil na decisão. Isso só enriquece o nosso esporte”, acrescentou Larissa.
 
Talita, por sua vez, elogiou a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na Urca e disse que a dupla optou por ficar no Centro de Capacitação Física do Exército para estar mais próxima ao local de competição.
 
“Além disso, podemos ter mais pessoas da equipe por perto. Aqui estamos o tempo inteiro juntos. Na Vila, vivenciamos o clima olímpico e os outros atletas, mas ficamos afastadas de pessoas que participaram de toda a nossa preparação. O nosso dia a dia são todos os meninos que estão aqui. Não é só Larissa e Talita. São dez pessoas envolvidas no trabalho”, afirmou a jogadora de 33 anos.
 
Tanto Larissa quanto Talita disputaram os Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012), separadamente. Larissa estreou em Olimpíadas ao lado de Ana Paula e parou nas quartas de final. Quatro anos depois, disputou o torneio ao lado de Juliana e ficou com o bronze. Talita foi 4ª colocada em 2008, com Renata Ribeiro, e eliminada precocemente, sem brigar por medalha, em 2012, quando jogava com Maria Elisa.  
 
O vôlei de praia brasileiro acumula 11 pódios olímpicos, sendo duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. Desde Atlanta 1996, ao menos uma medalha é conquistada por edição pelos representantes nacionais.  
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook