Seleção de vôlei da Rússia pode ficar fora dos Jogos por doping

Atuais campeões olímpicos podem ficar fora da Rio 2016 / Foto: Divulgação / Londres 2012

Rio de Janeiro – Além do escândalo envolvendo o acobertamento de doping da Federação de Atletismo da Rússia e do caso mais recente, da tenista Maria Sharapova, o país precisa também se preocupar com sua seleção masculina, rival histórica do Brasil nas quadras olímpicas.
 
Isso porque Aleksandr Markin, destaque da seleção, atual campeã olímpica de vôlei, testou positivo para a mesma substância utilizada por Sharapova, o Meldonium. O jogador tem uma audiência marcada com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para o dia 19 de abril, de acordo com o site WorldofVolley.
 
Markin pode pegar até quatro anos de afastamento das quadras pelo uso do medicamento. O problema é que, segundo o Artigo 11 das regras da FIVB, a seleção russa pode ser desqualificada por completo se um de seus atletas for punido ou sofrer algum outro tipo de correção disciplinar.
 
Caso a seleção russa seja suspensa da Rio 2016, quem se classificaria no seu lugar seriam os franceses, vice-campeões do Pré-Olímpico Europeu de vôlei, no início do ano.
 
A FIVB ainda pode punir a Federação Russa de Vôlei com a suspensão de parte ou do total da verba que recebe. O banimento de oficiais e o pagamento de uma multa de 200 mil francos suíços (cerca de R$ 730 mil) também são possibilidades de punições.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook