Vôlei tem mais cinco equipes classificadas para Rio-2016

Rússia assegurou vaga tanto no masculino quanto no feminino. Argentina consegue classificação inédita entre as mulheres / Foto: CEV

Rio de Janeiro - O vôlei teve mais cinco equipes classificadas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no último fim de semana. No masculino, Rússia e Cuba asseguraram suas vagas na competição, enquanto no feminino, Rússia, Argentina e Estados Unidos conquistaram a classificação. Há ainda seis vagas entre os homens e seis entre as mulheres, que serão preenchidas ao longo dos próximos meses.
 
Na Europa, os russos faturara o título continental ao bater a França na final. Depois de perder o primeiro set por 25/14, a Rússia se recuperou e derrotou os franceses por 3 x 1, parciais de 25/16, 25/23 e 25/21. “Estou muito feliz pelo resultado e por todos os jogadores, que trabalharam duro para conquistar este título”, comemorou o técnico da Rússia, Vladimir Alekno.
 
A vaga masculina da Rússia coroou um fim de semana perfeito para o vôlei do país. No sábado (09.01), a seleção feminina também havia conquistado sua classificação para o Rio 2016 ao vencer a Holanda na final do Pré-Olímpico Europeu por 3 x 1, parciais de 25/21, 22/25, 25/19 e 25/20.
 
Já na decisão da América do Norte, América Central e Caribe, Cuba não deu chances ao Canadá: 3 x 0, com 25/15, 25/21 e 25/21. Para os cubanos, a vitória foi considerada bastante representativa. “Sofremos muita derrotas para os canadenses e é a primeira vez que conseguimos uma vitória como essa. É um novo começo para o vôlei cubano”, destacou Rolando Cepeda Abreu, capitão da seleção.
 
Quem também assegurou vaga no feminino foram Estados Unidos e Argentina. Na final continental, as norte-americanas venceram com propriedade a seleção da República Dominicana: 3 x 0 (25/19, 25/19 e 25/18). “Não tenho palavras para descrever. É inacreditável. Estou feliz por que os torcedores vieram nos apoiar. Já enfrentamos as dominicanas várias vezes, tínhamos um bom plano de jogo e o executamos bem”, comentou a jogadora Jordan Larson.
 
Na América do Sul, a Argentina tem muito o que comemorar. Afinal, a equipe feminina participará dos Jogos Olímpicos pela primeira vez na história do evento. A classificação veio com uma boa vitória sobre o Peru na final, por 3 x 0, parciais de 25/20, 25/20 e 25/14. As argentinas contaram com um ginásio lotado e muita festa dos torcedores para conquistar a vaga histórica.
 
Classificados e vagas abertas
 
Com a atualização das vagas, o torneio masculino do Rio 2016 já conta com: Brasil, Estados Unidos, Itália, Argentina, Rússia e Cuba. Já o torneio feminino tem presença certa de Brasil, China, Sérvia, Rússia, Argentina e Estados Unidos.
 
Ainda este mês serão definidos os representantes do continente africano no vôlei. O Pré-Olímpico masculino do continente termina na próxima quinta-feira (14.01), enquanto o feminino tem final prevista para 19 de janeiro.
 
A partir de então, faltarão cinco vagas a ser preenchidas para homens e mulheres. O Pré-Olímpico asiático será disputado juntamente com um dos dois Pré-Olímpicos Mundiais. Nesse torneio, o melhor time da Ásia se classifica, independentemente da classificação final, juntamente com os três melhores do torneio. Já a outra competição, com equipes da América do Sul, do Norte e Central, do Caribe da África, classifica apenas o campeão.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook