Henrique Rodrigues espera brigar por medalhas na Rio 2016

Henrique Rodrigues / Foto: Diego Pisante/Revista Sportyard

São Paulo - O nadador Henrique Rodrigues começou 2016 já com o índice olímpico nos 200m medley. Em dezembro de 2015, o curitibano atingiu a marca durante o Torneio Open Correios, em que saiu com a medalha de ouro. Para os Jogos do Rio de Janeiro, Henrique tem planos ainda maiores.
 
Atual campeão da prova e recordista nos Jogos Pan-Americanos, Henrique fez o índice olímpico ainda na fase classificatória do Open, quando atingiu 1min58s26. A marca necessária era de 2min00s28, equivalente ao 16º tempo nas Olimpíadas de Londres.
 
"A sensação de começar o ano com um índice olímpico, em uma palavra, é tranquilidade. Vou poder preparar ainda melhor os meus treinos e focar na Olimpíada", afirma Henrique.
 
Após fechar 2015 com o sétimo melhor tempo da temporada no mundo, o que o garantiria em uma final olímpica, Henrique espera continuar evoluindo para brigar por medalhas. "Quero muito estar nessa disputa pela medalha, esse é meu objetivo. Estou bem focado nos treinos e durante as férias não fiquei parado. Agora estou me fortalecendo mentalmente para estar bem no Rio", explica.
 
São permitidos apenas dois atletas por país em cada prova, e o Brasil conseguiu ver seus dois representantes com índice, já que Thiago Pereira, outro nome de destaque nos 200m medley, também nadou abaixo da marca durante a classificatória do Open.
 
Os atletas precisam se manter entre os dois brasileiros com índices na próxima seletiva olímpica, que acontece de 15 a 20 de abril no Maria Lenk, que servirá como evento-teste da natação, no Rio de Janeiro.
 
Entre os principais nomes do mundo na prova estão os americanos Michael Phelps, atual tricampeão olímpico e com melhor tempo de 2015, e Ryan Lochte, atual recordista e campeão mundial, além do húngaro László Cseh, do chinês Wang Shun e do japonês Kosuke Hagino. 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook