Novidades para a primeira seletiva olímpica na Unisul

Brasileiro Senior-Troféu Daltely Guimarães e Torneio Open de Natação 2015 / Foto: Eduardo Fonseca

Rio de Janeiro - A primeira seletiva da natação brasileira rumo aos Jogos Rio 2016 encontrará um parque aquático na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - com uma segunda série de blocos novos, confirmando blocos Myrtha nos dois lados da piscina. Uma nova série de placas da Colorado, recém adquirida, também estará à disposição para aferir com precisão os tempos de nossos atletas. E ainda os acessórios para a saída no estilo costas. Investimento da CBDA para que nada falte aos nadadores (as) que buscam vaga na equipe brasileira na primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul.
 
Desta 4ª feira, 16/12, ao sábado, 19/12, no parque aquático da UNISUL, em Palhoça, na Grande Florianópolis/SC, os melhores nadadores do país tentarão os índices estipulados para obter uma vaga no time olímpico (programa de provas no final). A segunda e última seletiva será o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no Rio de Janeiro, Cidade-Olímpica.
 
Após sete anos, os dois campeonatos estão de volta a Palhoça. Em 2008, o Pinheiros venceu ambos. Um é disputado pela manhã, o 25º Brasileiro Senior / Troféu Daltely Guimarães. O outro é à tarde/noite, o 11º Torneio Open Correios-CBDA, em que apenas os oito melhores de cada prova da competição senior, podem disputa-lo. As duas competições são válidas para obtenção dos índices olímpicos. Embora o Brasileiro Senior seja disputado por atletas com no mínimo 20 anos, os mais jovens poderão nada-lo "em observação". Isto significa que não poderão conquistar medalhas e pontuar para seus clubes nem bater recorde de campeonato, mas seus tempos serão válidos para a conquista de índice olímpico e para possíveis recordes nacionais e internacionais.
 
Os oito melhores de cada prova do Brasileiro Sênior, independente da idade, voltam à piscina para a disputa do Open, competição que não tem prova de revezamento. Os revezamentos que serão disputados no final do dia serão válidos apenas para o Troféu Daltely Guimarães. Já os tempos das provas de fundo - 800m livre feminino e 1500m livre masculino - valerão para as duas competições, com os atletas balizados com os tempos mais lentos, competindo pela manhã, e os oito mais bem ranqueados competindo à noite, na série forte.
 
O Pinheiros é o maior vencedor do Open com oito conquistas, seguido pelo Minas Tênis, com duas vitórias. No Brasileiro Senior, o clube paulista também é o mais vitorioso, com outros oito triunfos. Na sequencia aparecem Unisanta/SP e Minas Tênis, com três vitórias cada um; Esportiva São José/SP, Flamengo e Vasco, com dois títulos; Grêmio Náutico União/RS, Corinthians, Português do Recife e Londrina Country/PR, com um.
 
Programação
 
Obs: A programação é a mesma para o Brasileiro Senior e para o Torneio Open, menos os revezamentos que são válidos apenas para o Brasileiro Senior, embora aconteçam à noite.
 
Dia 16/12 - 4ª feira (Daltely - 9h / Open - 17h30m)
 
50m borboleta F e M / 200m costas F e M / 800m livre F / 1500m livre M / 4x50m livre F e M
 
Dia 17/12 - 5ª feira (Daltely - 9h15m / Open - 17h30m)
 
50m peito F e M / 200m livre F e M / 100m costas F e M / 100m borboleta F e M / 400m medley F e M / 4x100m livre F e M
 
Dia 18/12 - 6ª feira (Daltely - 9h / Open - 17h30m)
 
50m costas F e M / 100m livre F e M / 200m peito F e M / 200m medley F e M / 4x50 medley misto
 
Dia 19/12 - sábado (Daltely - 9h / Open - 18h)
 
50m livre F e M / 100m peito F e M / 200m borboleta F e M / 400m livre F e M / 4x100m medley F e M
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook