Jessica Bruin integra o revezamento 4x200 m livre na Rio 2016

Jessica Bruin / Foto: Fernando Mucci

Rio de Janeiro - A mineira Jessica Bruin pode dizer oficialmente que nadará sua primeira olimpíada. A atleta do Sesi-SP confirmou, neste domingo (17), vaga nos Jogos de 2016 no revezamento 4x200 m livre ao lado de Manuella Lyrio, Larissa Oliveira e Gabrielle Roncatto. Na final da prova dos 200 m livre no Troféu Maria Lenk, Jessica Bruin fez seu melhor tempo na carreira 1min59s05, terminando na terceira posição no geral. 
 
''É um dia histórico! Eu treinei muito pra chegar até aqui, muito mesmo, é um sonho desde criança. Vou para as Olimpíadas! Só tenho a agradecer meus amigos, minha família, principalmente. Essa vaga eu dedico a duas pessoas, meu irmão que mora na China e que só ia voltar para me ver nadar uma Olimpíada, e também ao meu psicólogo de 2011 que faleceu, e disse que nunca tinha treinado uma atleta sem ser olímpica, eu era a exceção, e agora não sou mais. Obrigada'', disse a emocionada Jessica. 
 
Pentacampeã brasileira dos 200 m livre, Jessica Bruin por dois anos bateu na trave para nadar abaixo dos 2 minutos na distância . Nas finais do Open de 2014, por exemplo, fez 2min00s14. No Pan de Toronto 2015, a mineira fez 2min00s15. Já na primeira seletiva olímpica, em Palhoça (SC) conseguiu o feito terminando a final em 01min59s77. Neste domingo, nas eliminatórias, Jessica Bruin passou pra final com 1min59s43.
 
Sobre o nível do quarteto para os Jogos, Jessica disse que agora é possível sonhar com uma final olímpica nos 4x200 m livre.''Esse revezamento com o 57s da Larissa Oliveira deu um upgrade, a gente tem as quatro nadadoras agora abaixo de 2min00, isso é muito forte. Isso só dá mais confiança pra gente treinar e chegar na final, pra repetir o feito de 2004 das meninas e ser ainda melhor, eu estou muito feliz''.
 
A mineira, duas vezes medalhista pan-americana, foi uma das responsáveis pela classificação brasileira no revezamento 4x200 m livre para a Rio 206. No Mundial de Kazan, em agosto de 2015, ela, Manuella Lyrio, Joanna Maranhão e Larissa Oliveira terminaram as eliminatórias em 10º lugar e garantiram o lugar do time nas Olimpíadas.
 
Jessica Bruin Cavalheiro tem 24 anos e defende as cores do Sesi-SP. Mineira de Belo Horizonte (MG), a atleta é treinada por Fernando Vanzella e tem o patrocínio dos Correios. Jiba, como é carinhosamente chamada pelos amigos, é pentacampeã brasileira dos 200 m livre e é duas vezes medalhista de prata pan-americana. Jessica deu as primeiras braçadas ainda criança. Aos 10 anos já integrava a equipe do Minas Tênis Clube. A atleta também passou pelo Fluminense.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook