Peruano consegue classificação histórica na vela em 2016

Stefano Peschiera conquista para o Peru sua primeira vaga Olímpica na vela por meio de competição / Foto: Reprodução / Facebook

Rio de Janeiro - Mais nove vagas na competição de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram preenchidas ao final do Campeonato Mundial de Laser, ocorrido em Kingston (Canadá) entre os dias 2 e 8 de julho. 
 
A Federação Internacional de Vela (ISAF) confirmou que Argentina, Chile, Estônia, Hungria, Coreia do Sul, Montenegro, Peru, África do Sul e Espanha garantiram seu lugar no torneio masculino dos próximos Jogos Olímpicos.
 
Um dos destaques da competição foi Stefano Peschiera, que conquistou para o Peru sua primeira vaga Olímpica através do processo competitivo (a participação do país em Jogos anteriores ocorreu por convite). Ainda assim, a presença de Peschiera no Rio não está confirmada, uma vez que o velejador conquista a classificação para o seu Comitê Olímpico Nacional, que tem a prerrogativa da decisão final sobre utilizar ou não a vaga e ainda qual atleta enviar aos Jogos. 
 
Entre os 46 lugares disponíveis para a competição de laser no Rio 2016, os primeiros 23 foram definidos no Mundial de Vela de 2014, em Santander (Espanha); o Brasil tem uma vaga garantida como país-sede. No Mundial de Laser em Kingston, obtiveram a vaga Olímpica os primeiros nove países ainda não classificados. Após 13 regatas, o britânico Nick Thompson conquistou seu primeiro título mundial na classe laser, enquanto o alemão Philipp Buhl ficou em segundo lugar, e o australiano Tom Burton, em terceiro - mas todos estes países já haviam obtido a vaga Olímpica no mundial de 2014.
 
Mais onze vagas para o Rio 2016 serão preenchidas através de torneios continentais, que estão sendo realizados pela ISAF pela primeira vez, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do esporte em todo o mundo e garantir maior diversidade entre os atletas nos Jogos Olímpicos. As vagas restantes serão concedidas a dois países por convite do Comitê Olímpico Internacional. 
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook